"A teoria econômica afirma que o valor de uma empresa é, basicamente, o valor presente de seus benefícios futuros. Para estimar o valor do Facebook através de seus benefícios futuros, devemos ter uma visão do crescimento do usuário e como ele irá evoluir nos próximos 10 a 50 anos."
Didier Sornette
Modelagem
É importante fazer as previsões de preço ($) do produto ou serviço,
bem como as quantidades, custos (OPEX), despesas e investimentos (CAPEX).
Horizonte de Projeção
O horizonte de projeção (meses/anos) deverá ser adequado ao
negócio até que o fluxo se torne estável.
Perpetuidade
O negócio tem vida útil definida? Caso positivo utilize a mesma. Ex:
3 anos, 5 anos, 10 anos, etc...
Caso negativo, utilize a perpetuidade no período emi que o fluxo se
estabiliza. Ex: Ano 5>>
Depreciação
Embora não seja uma despesa desembolsável (apenas contábil), impacta
diretamente o Imposto de Renda (IR) a pagar.
Custo Total (CT)
Os custos previstos deverão ser bem detalhados, e identificados
como fixos (CF), variáveis (CV), desembolsáveis (caixa) e não desembolsáveis
(contábil).
Premissas de Projeção
Os preços ($) e as quantidades (x) devem refletir a realidade da empresa.
Quaisquer desvios poderão comprometer o modelo como um todo, consequentemente
levará a falsos resultados e tomadas de decisões equivocadas.
Capital de Giro (CDG)
A mensuração do investimento em CDG é fundamental para o modelo
financeiro. Os prazos médios de pagamentos (PMP) e recebimentos (PMR) bem como
o giro dos estoques (PME) permitirão uma estimativa consistente desse item.
Custo de Capital (WACC)
O fator mais importante no modelo é a determinação da taxa de desconto (WACC).
Essa é formada através da média ponderada do custo de capital próprio (Acionista) e o custo de capital de terceiros (Bancos/Agentes Financeiros)
Custo de Capital (WACC)
O fator mais importante no modelo é a determinação da taxa de desconto (WACC).
Essa é formada através da média ponderada do custo de capital próprio (Acionista) e o custo de capital de terceiros (Bancos/Agentes Financeiros)
Risco do Negócio (Beta)
Este risco é denominado de Beta e mede o movimento da empresa em
relação as demais empresas similares no mesmo setor.
As empresas com Beta > 1 são empresas mais sensíveis ao
movimento setorial.
Empresas com Beta < 1 são empresas menos sensíveis ao movimento
setorial.
O Beta vai influenciar diretamente o fluxo de caixa e consequentemente o valor do negócio.
Conclusão
Agora estamos prontos para modelar o nosso negócio. Nos próximos artigos
vamos mostrar um estudo de caso aplicando essas técnicas e conceitos.
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